artigos | astrologia

3 anos de Saturno em Peixes

O primeiro passo para entender Saturno é olhar para a fase dos nossos 28-30 anos. Aqui é quando vivemos o primeiro retorno de Saturno, essa é uma fase de:

  • amadurecimento
  •  reorganização do caminho de vida
  • limites… é quando percebemos que não vai dar pra fazer tudo que idealizamos quando mais jovens da forma que gostaríamos
  • é a hora de assumir mais responsabilidades
  • é hora de assumir as rédeas da própria vida
  • autorresponsabilidade

E quem resiste a tudo isso, culpabilizando o mundo e os outros por sua vida, cai em sofrimento.

Já quem assume as rédeas da vida e faz o que precisa ser feito, constrói bases sólidas e colhe as recompensas da liberdade de ser dono de sí.

Tudo que Saturno dá é por merecimento. E o que Saturno dá, nada nem ninguém pode tirar de você.

O primeiro retorno de Saturno é considerado a maioridade astral. Agora sim você é um adulto!

Saturno em Peixes

Desde 2018 Saturno esteve com muita força no céu pois estava transitando pelos dois signos que ele mesmo rege: capricórnio e aquário.

Desde março de 2020 Saturno esteve no signo de aquário, depois retrogradou, voltou pra capricórnio, e entrou definitivamente em aquário em dezembro de 2020.

Assim como é em cima é embaixo: claramente Saturno com tanta força no céu, junto a grande conjunção planetária em capricórnio e aquário em 2020, foi um dispositor da pandemia. Capricórnio simboliza as estruturas, os governos, as coisas tradicionais, e depois veio aquário, que rege o coletivo, as inovações tecnológicas, a internet, e a nossa consciência de grupo. Vivemos uma grande reestruturação mundial em todos esses assuntos a qual Saturno tocou.

A partir de 07/03/23 com o ingresso de Saturno em peixes esse cenário muda completamente. O planeta das restrições já não tem força como teve nos últimos 6 anos, e agora é tempo de estruturar os assuntos piscianos. Então vamos ver tanto no coletivo, quanto na nossa vida individual uma reorganização no que diz respeito a principalmente:

  • saúde mental – novos debates e novas formas de tratar “o mal do século”, a ansiedade e a depressão
  • artes e criatividade – vamos ver um boom de criatividade e artes pelo mundo mexendo no emocional da massa
  • espiritualidade – é tempo de reconhecer mais a importância da consciência espiritual na qualidade de vida do ser humano: todo dependente emocional e químico no fundo o que busca é uma conexão espiritual, se sentir pertencente ao Todo.
    É tempo de cair por terra os falsos profetas, os místicos charlatões e os iludidos.
    Espiritualidade não é religião, religião é caminho
    . Deus é um só.
    Espiritualidade é resiliência, autorresponsabilidade, observação, humildade, compaixão, estudos, fé e conexão com algo maior.

     

  • compaixão e filantropia – peixes é o arquétipo que nos trás a consciência que somos todos um. É na energia de peixes que sentimos a dor do outro, e nos sentimos plenos em conseguir ajudar quem quem precisa, ajudar os mais necessitados e praticar a filantropia.

     

  • O LADO SOMBRA: como exemplo vamos olhar pra sombra da última vez que Saturno esteve em Peixes que foi entre 1993 e 1996 – vimos a cena do rock grunge emocionando o coração dos adolescentes e tomando conta do mundo… onde artistas extremamente talentosos mas imaturos emocionalmente eram dependentes químicos e criaram uma moda onde a beleza era ser magro com cara de drogado.

     

  • O lado sombra pode ser visto como o incomodo através do reconhecimento que você está vivendo esses assuntos: vitimização; dramas; dependência emocional; vícios; escapismos; fuga da realidade; ilusões; etc.
Na nossa vida individual notaremos a presença de Saturno na casa astrológica que temos o signo de peixes, como uma área que passa a partir de agora por amadurecimento e construção de uma base sólida.